A vacinação contra a Covid-19 está sendo realizada no Posto de Saúde do município, com data e hora previamente agendadas através de ligações telefônicas. É necessário apresentar um documento de identificação no momento da vacinação.

Para maiores informações, entrar em contato com a sala de vacinas do Posto de Saúde, através do telefone (51) 3612 1219.
Horário de Expediente: 08h as 11h30mkim e das 13h30mim as 17h.

Quando chegam as vacinas

As vacinas aprovadas pela ANVISA são distribuídas pelo Minstério da Saúde, que envia remessas para as Secretarias da Saúde de cada Estado. Depois disso, as doses são enviadas para as Coordenadorias Regionais de Saúde, e então, para as Secretarias Municipais.


As doses estão sendo distribuídas na medida em que os laboratórios conseguem produzir. Por isso, não há como prever antecipadamente quando chegarão novas doses, quantas vacinas estarão disponíveis nem para qual grupo serão direcionadas a cada remessa. 


                                                                      Quem pode se vacinar


A Secretaria Municipal da Saúde segue estritamente os critérios e ordem de vacinação orientados pelo Governo do Estado, ampliando a vacinação para novos grupos etários ou grupos especificos na medida em que mais doses são entregues ao município. 

Em caso de sobra de vacina, é realizada busca ativa da população prioritária, para que de forma alguma ocorra a perda de doses da vacina. Sendo assim, conforme é possível visualizar nas demais páginas sobre o assunto, todas as vacinas recebidas pelo Governo do Estado foram aplicadas nos grupos prioritários. Dessa forma, não há registro de sobra de doses de vacina. 
*Informações atualizadas em 28 de outubro de 2022.

QUADRO DAS COMORBIDADES PARA A VACINAÇÃO
COMORBIDADES DESCRIÇÃO DAS COMORBIDADES
Diabetes Mellitus (DM) Diagnóstico de Diabetes Mellitus
Pneumopatia crônica grave DPOC, Fibrosecística, fibrosepulmonar, pneumoconioses, displasia broncopulmonar ou asma grave (uso recorrente de corticóide sistêmico ou hospitalização por asma)
Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) resistente HAS não controlada com uso de 3 ou mais anti-hipertensivos em doses máximas ou HAS controlada como usode4classesdeanti-hipertensivos
Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) estágio3 PA sistólica ≥180mmHge ou diastólica≥110mmHg
Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) com lesão em órgão alvo HAS com lesão em órgão alvo (coração, retina, rim, encéfalo, vasos)
Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) associada a comorbidade HAS em indivíduo com obesidade, cardiopatia hipertensiva (hipertrófica ou dilatada), apneia obstrutiva do sono, hiperlipidemia ou outra
Insuficiência cardíaca (IC) Estágios B, C ou D
Corpulmonale e Hipertensão pulmonar (HAP) Diagnóstico de corpulmonale crônico e HAP primária ou secundária
Doença Arterial Coronariana (DAC) Diagnóstico de DAC sem ou com complicações (Ex: IAM)
Valvulopatias cardíacas Lesões valvares com repercussão hemodinâmica, miocárdica ou com sintomas
Prótese valvar Portador de prótese valvar biológica ou mecânica
Miocardiopatias e Pericardiopatias Miocardiopatia de qualquer etiologia, Pericardite crônica, Cardiopatia reumática

Doenças de Grandes vasos e fístulas

arteriovenosas
Aneurismas, dissecções ou Hematomas de Aorta ou demais grandes vasos
Arritmias Cardíacas Arritmia com relevância clínica (que exija tratamento) ou associada a cardiopatia
Cardiopatia Congênitano adulto Cardiopatia congênita associada a: repercussão hemodinâmica, hipoxemia, IC, arritmia ou comprometimento miocárdico
Doença Cerebrovascular AVE ou AIT prévio, Demência vascular
Doença Renal Crônica (DRC) DRC estágio3 ou 4 (TGF<60ml/min/1,73m2) e/ou Sínd. Nefrótica
Imunossupressão Transplantados em uso de imunossupressor, pessoas vivendo com HIV, imunodeficiências primárias, necessidade de uso crônico de corticoide em dose de Prednisona>10mg/dia (ou equivalente), pulsoterapia com corticoide ou ciclofosfamida
Câncer Pacientes oncológicos com tratamento quimio ou radioterápicos atual ou nos últimos 6 meses ou portadores de neoplasias hematológicas
Anemia falciforme Diagnóstico de anemia falciforme
Obesidade grau 3 Índice de Massa Corporal ≥40kg/m2
Cirrose Hepática Diagnóstico de cirrose hepática em qualquer estágio



Compartilhe!