Art. 72 – Importam responsabilidade os atos do Prefeito ou do Vice-Prefeito que atendem contra a Constituição Federal e constituição Estadual e, especialmente:
I – O livre exercício dos Poderes constituídos;
II – O exercício dos direitos individuais, políticos e sociais;
III – A probidade na administração;
IV – A Lei Orçamentária;
V – O cumprimento das leis e das decisões judiciais.
Parágrafo Único - O processo e julgamento do Prefeito e do Vice-Prefeito será estabelecido no regimento Interno da Câmara Municipal, observando, no que couber, ao disposto no artigo 86 da Constituição Federal e demais normas aplicáveis à espécie.
Art. 73 – São infrações político-administrativas cometidas pelo Prefeito Municipal, sujeitas ao julgamento pela Câmara de Vereadores e sancionadas com a cassação do mandato:
I – Impedir o regular funcionamento do Legislativo Municipal;
II – Impedir ou causar embaraços ao exame de livros, folha de pagamento e demais documentos que devam constar dos arquivos da Prefeitura, bem como a verificação de obras e serviços municipais, por comissão de investigação da Câmara ou Vereador atendendo este deliberação plenária;
III – Desatender sem motivo justo, em 15 (quinze) dias, bem como não observar o prazo legal, os pedidos de informações da Câmara, quando feitos de forma regular;
IV - Retardar a publicação ou deixar de publicar as Leis e atos sujeitos a essa formalidade;
V – Deixar de apresentar à Câmara, no devido tempo e em forma regular, a proposta orçamentária (Plano Plurianual, Lei de Diretrizes Orçamentárias e Orçamento Anual).
VI – Descumprir o orçamento aprovado para o exercício financeiro;
VII – Praticar, contra expressa disposição de Lei, ato de sua competência ou omitir-se na sua prática;
VIII – Omitir-se ou negligenciar na defesa dos bens, rendas, direitos ou interesses do município, sujeitos à administração da Prefeitura;
IX – Ausentar-se do Município, sem autorização da Câmara de Vereadores;
X – Proceder de modo incompatível com a dignidade e o decoro do cargo;
XI – Fixar residência em outro Município;
XII – Deixar de tomar posse, sem justo, nos termos estabelecidos nesta Lei Orgânica;
XIII – Efetuar repasse que supra os limites definidos no art. 29-A da Constituição Federal;
XIV – Não enviar o repasse do Poder Legislativo até o dia 20 (vinte) de cada mês;
XV – Enviar a menor o repasse do Poder Legislativo, a proporção fixada na Lei Orçamentária;
XVI – Exercer ou participar de cargos diretivos em empresas que possuam contratos ou gozem de favores da Administração Municipal;
- 1º - A denúncia por infração ao previsto nos incisos I, II, VIII e IX, se recebida por dois terços, suspenderá o prefeito Municipal de suas funções pelo período em que perdurar o processo de impedimento.
- 2º - Os dados e elementos que envolvam questões pessoais e particulares serão mantidos em sigilo, resguardando o direito a privacidade e a honra de pessoas envolvidas nos atos sob investigação da Câmara Municipal.
Art. 74 – Sob pena de incidir no previsto nesta seção, o Poder Executivo enviará à Câmara Municipal a relação dos contratos firmados pelo Poder Público Municipal, nos casos e condições disciplinadas por Lei.
FONTE: Lei Orgânica Municipal
Responsáveis
Jocimar Valer
Prefeito
Valmor Salvi
Vice-prefeito
Endereço
Av. Itália, 1660 Bairro: Centro
Coqueiro Baixo/RS
Notícias Relacionadas a este Departamento
A Administração municipal segue investindo no setor produtivo
Ao longo do ano de 2023, a Administração municipal já honrou inúmeros compromissos perante os seus produtores.
Mais segurança para a população Coqueirense
Na tarde de hoje, recebemos a visita do Capitão Caneppele e do Tenente Nilson, do 22º batalhão do 3º Pelotão de Encantado, na prefeitura municipal.
Troféu Imprensa 2023 | Prefeito de Coqueiro Baixo, Jocimar Valer teve trabalho destacado
Vereador eleito e reeleito, Prefeito eleito e reeleito, Presidente do G18, conquistou o respeito político não apenas de sua comunidade, mas de lideranças regionais, estaduais e federais.
Mais recursos destinados a Coqueiro Baixo através do Deputado federal Alceu Moreira (MDB).
A Administração Municipal recebeu com alegria, a confirmação de mais duas emendas parlamentares que já haviam sido confirmadas em reunião na última viagem a Brasília.
Reunião no MAPA para debater o assunto Estiagem
Na manhã de ontem, (08 de fevereiro), ocorreu uma reunião muito importante no MAPA (ministério de agricultura, pecuária e abastecimento) para debater o assunto ESTIAGEM