RSS Coqueiro Baixo - RS Notícias de Coqueiro Baixo/RS Wed, 03 Jun 2020 22:47:19 -0300 Wed, 03 Jun 2020 22:47:19 -0300 Zend_Feed_Writer 1.12.21dev (http://framework.zend.com) https://www.coqueirobaixo.rs.gov.br/rss Praça de Coqueiro Baixo recebe o nome do ex-prefeito Adélcio Sestari Wed, 03 Jun 2020 08:17:36 -0300 https://www.coqueirobaixo.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1159/?praca-de-coqueiro-baixo-recebe-o-nome-do-ex-prefeito-adelcio-sestari.html https://www.coqueirobaixo.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1159/?praca-de-coqueiro-baixo-recebe-o-nome-do-ex-prefeito-adelcio-sestari.html A praça central de Coqueiro Baixo, que ainda não havia recebido uma denominação, agora passa a ser chamada de Praça Municipal Adélcio Domingos Sestari. O nome foi estabelecido após o Poder Legislativo do município ter aprovado o Projeto de Lei nº 014/2020, encaminhado pelo Poder Executivo do município, que acatou a indicação feita pelo vereador João Paulo Salami/PP, pedindo que a praça recebesse o nome do ex-prefeito, falecido no último dia cinco de maio.
A praça foi construída durante o mandato de Adélcio Sestari como prefeito de Coqueiro Baixo, que exerceu esta função na gestão 2009/2012.
A praça começou a ser planejada em 2009, quando foi criado um projeto de construção do espaço, utilizando terreno que havia sido adquirido na gestão anterior, no ano de 2008. Na época, uma proposta inicial foi apresentada pela engenheira da prefeitura, Ana Tronco. No projeto original, havia um palco para apresentações, arquibancadas, parque infantil, área para ginástica, jardins e uma fonte. Com a participação da comunidade, a Administração chegou ao projeto final, que foi executado com recursos federais e próprios do município.
A inauguração da praça aconteceu no aniversário de 12 anos de Coqueiro Baixo, em abril de 2012. A festa contou com apresentação do Coral Municipal Vozes de Cristal e do Coral Municipal Bella Coqueiro. Houve, ainda, apresentação dos alunos das escolas municipais.
Na justificativa de sua indicação, o vereador João Paulo ainda listou outras realizações de Adélcio enquanto prefeito, como: construção do prédio da Brigada Militar e da secretaria de Obras; aquisição de máquinas e veículos; construção de calçamento; recapeamento asfáltico; obras em frente à Igreja com construção de muros; construção de casas populares; implantação do Ensino Médio; criação da Banda Marcial; implantação do turno integral; implantação de vários programas na área da saúde, destacando-se o programa de Estratégia Saúde da Família (ESF) e construção da Academia de Saúde; criou a secretaria da Assistência Social e implantou o programa voltado à Pessoas Necessitadas; criou o maior evento do município, o Filó.
]]>
Uso de máscara obrigatório Tue, 05 May 2020 15:39:03 -0300 https://www.coqueirobaixo.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1158/?uso-de-mascara-obrigatorio.html https://www.coqueirobaixo.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1158/?uso-de-mascara-obrigatorio.html O município de Coqueiro Baixo adota, a partir de amanhã, 06/05, o uso de máscaras de proteção obrigatório em ambientes públicos.
A medida está no Decreto nº 25/2020 de quatro de maio de 2020, que altera o decreto de calamidade anterior, acrescentando o uso do EPI por colaboradores, clientes e fornecedores dos estabelecimentos comerciais, bem como em repartições públicas e demais locais públicos do município.
A medida entre em vigor amanhã, dia seis de maio de 2020.
]]>
Medidas de Prevenção CORONAVÍRUS Fri, 20 Mar 2020 15:49:56 -0300 https://www.coqueirobaixo.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1157/?medidas-de-prevencao-coronavirus.html https://www.coqueirobaixo.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1157/?medidas-de-prevencao-coronavirus.html D E C R E T O   Nº 014/2020, de 18 de março de 2020.

 

“DISPÕE SOBRE MEDIDAS DE PREVENÇÃO AO CONTÁGIO PELO NOVO CORONAVÍRUS (COVID-19) NO ÂMBITO DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE COQUEIRO BAIXO/RS.”

 

     JOCIMAR VALER, Prefeito Municipal de Coqueiro Baixo/RS, no uso de suas atribuições que lhe confere a Lei Orgânica do Município,

 

CONSIDERANDO os avanços da pandemia do COVID-19 (Coronavírus) e os recentes protocolos emitidos pela Organização Mundial de Saúde, pelo Ministério da Saúde, pela Secretaria Estadual de Saúde e pelo Comitê Municipal de Atenção ao Coronavírus (criar)

 

CONSIDERANDO o disposto no art. 3º da Lei Federal nº 13.979, de 6 de fevereiro de 2020;

 

CONSIDERANDO o disposto na Portaria nº 356, de 11 de março de 2020, do Ministério da Saúde;

 

CONSIDERANDO a necessidade da adoção de medidas imediatas visando a contenção da propagação do vírus em resposta à emergência de saúde pública prevista no art. 3º da Lei Federal nº 13.979, de 6 de fevereiro de 2020;

 

CONSIDERANDO a responsabilidade da Prefeitura Municipal em resguardar a saúde de toda a população que acessa os inúmeros serviços e eventos disponibilizados no Município,

 

CONSIDERANDO o compromisso da Prefeitura em evitar e não contribuir com qualquer forma para propagação da infecção e transmissão local da doença;

 

CONSIDERANDO as dinâmicas do avanço da epidemia no país e no mundo, bem como a situação singular do Estado, cujo período de inverno acentua a probabilidade de contágio, e as mudanças no quadro após o reconhecimento da pandemia pela Organização Mundial de Saúde

 

D E C R E T A:

 

Art. 1º Os órgãos e as entidades da administração pública municipal direta e indireta deverão adotar, para fins de prevenção da transmissão do novo Coronavírus (COVID-19), as medidas determinadas neste Decreto.

 

 

 

Art. 2º Ficam suspensas, podendo ser prorrogáveis por nova norma municipal, as seguintes atividades:

I – pelo período de 15 dias, todas as atividades escolares da rede de ensino municipal fundamental e educação infantil (creche) a partir do dia 19/03/2020, sendo que os professores permanecerão em casa, e os servidores permanecem na escola para manutenção e orientação;

  1. a) O calendário letivo será redefinido a fim de assegurar aos alunos da educação infantil e do ensino fundamental a carga horária mínima de 800 (oitocentas) horas distribuídas em, no mínimo, 200 (duzentos) dias de efetivo trabalho escolar, de forma presencial, em atendimento ao disposto no art. 24, I e art. 31, II, ambos da Lei Federal nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996.
  2. b) A redefinição do calendário letivo de que trata o caput deste artigo poderá ser dispensada caso ocorra alteração da Lei Federal nº 9.394/96, pela União.

II – pelo período de 30 dias, a realização de eventos com aglomeração de pessoas a serem realizados em seu âmbito territorial, que contem com seus servidores.

III – pelo período de 30 dias, a participação de servidores ou de empregados, exceto aqueles relacionados aos serviços de saúde, em eventos ou em viagens interestaduais ou internacionais.

IV – pelo período de 15 dias todos os trabalhos em grupos de oficinas nas escolas, CRAS, posto de saúde e outros.

Parágrafo único. Eventuais exceções à regra de que trata este artigo deverão ser avaliadas e autorizadas pelo Prefeito Municipal e/ou Secretário Municipal de Saúde.

 

Art. 3º Os servidores e os empregados públicos que estiverem afastados deverão, antes de retornar ao trabalho, informar à chefia imediata o país que visitou, apresentando documentos comprobatórios da viagem.

Parágrafo único. Os servidores e os empregados públicos que tem contato ou convívio direto com caso suspeito ou confirmado também devem informar o fato à chefia imediata. 

 

Art. 4º Aos servidores e aos empregados públicos que tenham regressado, nos últimos quatorze dias, ou que venham a regressar, durante a vigência deste Decreto, de países em que há transmissão comunitária do vírus COVID-19, conforme boletim epidemiológico da Secretaria da Saúde, bem como aqueles que tenham contato ou convívio direto com caso suspeito ou confirmado, deverão ser aplicadas as seguintes medidas:

I – os que apresentem sintomas (sintomáticos) de contaminação pelo COVID-19 deverão ser afastados do trabalho, sem prejuízo de sua remuneração, pelo período mínimo de quinze dias ou conforme determinação médica; e

II – os que não apresentem sintomas (assintomáticos) de contaminação pelo COVID-19 deverão desempenhar, em domicílio, em regime excepcional de teletrabalho, pelo prazo de quinze dias, a contar do retorno ao Município, as funções determinadas pela chefia imediata, respeitadas as atribuições do cargo ou do emprego, vedada a sua participação em reuniões presenciais ou a realização de tarefas no âmbito da repartição pública.

Parágrafo único: Até o presente momento os principais sintomas de contaminação pelo COVID-19 são os seguintes: febre, tosse, dificuldade para respirar, produção de escarro, congestão nasal ou conjuntival, dificuldade para deglutir, dor de garganta, coriza, saturação de O2 < 95%, sinais de cianose, batimento de asa de nariz, tiragem intercostal e dispneia.

 

Art. 5º Os gestores dos contratos de prestação de serviço deverão notificar as empresas contratadas para que, sob pena de responsabilização contratual em caso de omissão, conscientizem seus funcionários quanto aos riscos e prevenção do COVID-19, e ainda quanto à necessidade de reportarem a ocorrência dos sintomas de que trata o parágrafo único do art. 4.º, supra.

 

Art. 6º Fica determinada a instalação de dispenser de álcool em gel à 70%, em locais acessíveis e visíveis ao público, em todos os órgãos públicos municipais, quando disponível no mercado.

 

Art. 7º Todo o órgão público municipal deverá afixar mensagem sobre os cuidados de prevenção sobre o Coronavírus.

 

Art. 8º Fica criado o Comitê Municipal de Atenção ao Coronavírus para atendimento à população, preferencialmente nos seus domicílios, a fim de se evitar o deslocamento da população às unidades de saúde, em especial aos prontos-socorros e hospitais de média e alta complexidade.

Parágrafo único: Para fins de atendimento às solicitações de visita médica, fica criado um setor de tele atendimento, para agendamento dos atendimentos.

 

Art. 9º Determina-se, ainda:

I – Adiamento, suspensão ou cancelamento de eventos realizados em locais fechados com aglomeração de pessoas;

II – Adoção das orientações normativas, portarias, boletins divulgados pelos órgãos competentes;

III – Fixação de cartazes no transporte coletivo, com informações sobre os cuidados de prevenção contra o Coronavírus, além de medidas extraordinárias de higienização dos veículos;

IV – No caso de dúvidas sobre COVID-19 (Coronavírus), entrar em contato pelo telefone 3612-1219, na Unidade Básica de Saúde.

Art. 10. Os servidores e o público em geral, apresentando um ou mais dos seguintes sintomas de contaminação – apresentação de febre, tosse, dificuldade para respirar, produção de escarro, congestão nasal ou conjuntival, dificuldade para deglutir, dor de garganta, coriza, saturação de O2 < 95%, sinais de cianose, batimento de asa de nariz, tiragem intercostal e dispneia – devem se dirigir, exclusivamente, à Unidade Básica de Saúde, evitando a circulação de casos suspeitos em qualquer ambiente público ou que enseje contato com outras pessoas.

Parágrafo único: Nos casos em que não houver unidade básica de saúde no município, a equipe especial prevista no artigo 9.º, deverá deslocar-se ao domicílio da pessoa.

 

Art. 11. O Município revisará todos os alvarás expedidos para execução de eventos, atendendo os boletins informativos dos órgãos oficiais responsáveis.

 

Art. 12. Em caso de recusa do cumprimento das determinações contidas no presente Decreto, fica autorizado, desde já, aos órgãos competentes, com objetivo de atender o interesse público e evitar o perigo de contágio e risco coletivo, adotar todas as medidas legais cabíveis.

 

Art. 13. Os casos omissos e as eventuais exceções à aplicação deste Decreto serão definidos pelo Prefeito.

 

 

Art. 14. Este Decreto entrará em vigor na data de sua publicação.

           

                        GABINETE DO PREFEITO MUNICIPAL DE COQUEIRO BAIXO/RS, aos 18 dias do mês de março de 2020.

 

 

 

 

JOCIMAR VALER

Prefeito Municipal

 

Registre-se e Publique-se

 

 

 

Rosmeri T. Campiol Denicol

Secretaria Municipal da Administração

]]>
Certel lança projeto de nova hidrelétrica entre Pouso Novo e Coqueiro Baixo Fri, 06 Mar 2020 09:02:55 -0300 https://www.coqueirobaixo.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1156/?certel-lanca-projeto-de-nova-hidreletrica-entre-pouso-novo-e-coqueiro-baixo.html https://www.coqueirobaixo.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1156/?certel-lanca-projeto-de-nova-hidreletrica-entre-pouso-novo-e-coqueiro-baixo.html A Cooperativa Certel lançou na manhã desta quarta-feira (19) o projeto para construção de sua quinta hidrelétrica, a Vale do Leite, que se localizará no Rio Forqueta, em Picada Arroio do Leite, entre os municípios de Pouso Novo e Coqueiro Baixo. A usina terá 6,4 MW de potência instalada, com início das obras prevista para ser iniciada neste ano. A Hidrelétrica terá a capacidade para abastecer cerca de 20 mil pessoas. A usina é considerada limpa, com geração de energia renovável. A barragem terá 165 de comprimento e 35 metros de altura. A solenidade ocorreu nas dependências do CTG Tropilhas da Serra.

A ocasião também serviu para a entrega da licença prévia para início das obras da Hidrelétrica Vale do Leite, pela Fepam. Também ocorreu a assinatura do financiamento para custear a obra, orçada em R$ 45 milhões e que deve ficar pronta em 18 meses. A construção será financiada pelas cooperativas Sicredi Ouro Branco, de Teutônia; Integração RS/MG, de Lajeado; Região dos Vales, de Encantado; e Botucaraí, de Soledade.

Ainda na oportunidade teve a assinatura de financiamento de R$ 10 milhões com o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), para modernização da infraestrutura energética da região e entrega do projeto civil para a construção de uma ponte sobre o Rio Forqueta, entre os municípios de Pouso Novo e Coqueiro Baixo.

]]>
Coqueiro Baixo na luta pela continuidade de obras na ERS 425 Fri, 06 Mar 2020 08:58:31 -0300 https://www.coqueirobaixo.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1155/?coqueiro-baixo-na-luta-pela-continuidade-de-obras-na-ers-425.html https://www.coqueirobaixo.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1155/?coqueiro-baixo-na-luta-pela-continuidade-de-obras-na-ers-425.html O Presidente da Câmara de Coqueiro Baixo, vereador Felipe Dalpian e a Secretária de Administração Rosemeri Denicol, estiveram participando da apresentação do balanço da Secretaria de Transportes do Estado, comandada pelo deputado estadual, Juvir Costela. Na ocasição, lideranças de vários municípios estiveram no encontro para acompanhar a apresentação que mostrou onde o Estado investiu em rodovias no período de 2019.

A ida dos representante de Coqueiro Baixo foi para reforçar mais uma vez, a necessidade da continuidade e conclusão da ERS 425 entre o município e Nova Bréscia, ligação que permitirá colocar Coqueiro Baixo em um outro patamar de desenvolvimento.

Para o Presidente da Câmara, Felipe Dalpian, a caminhada é longa e manter uma presença junto ao governo e pressioná-lo é uma necessidade para que entre tantas obras no Estado, a de Coqueiro Baixo permaneça lembrada e sendo cobrada pelo seus lideres políticos.

“Sabemos que faltam recursos e sobram demandas, e justamente por isso, é necessário estar sempre junto ao governo cobrando o andamento da mesma”, disse Dalpian.

]]>
Cascata do Canudo ficou famosa Fri, 06 Mar 2020 08:46:12 -0300 https://www.coqueirobaixo.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1154/?cascata-do-canudo-ficou-famosa.html https://www.coqueirobaixo.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1154/?cascata-do-canudo-ficou-famosa.html

O potencial turístico na nossa região é inegável, tendo em vista as belezas naturais que a geografia local guarda. Um destes locais escondidos, mas encantadores, é a Cascata do Canudo, em Coqueiro Baixo.
O local tem recebido dezenas de visitantes, depois que imagens do local foram publicadas em redes sociais por coqueirenses que conheciam a cascata. Nos últimos dias, a visitação foi tanta, que os moradores do local se uniram e construíam uma nova escada para dar melhor acesso ao local.
A cascata fica em Pilão Alto. O arroio Canudo é a divisa do município de Coqueiro Baixo com Putinga. No lado de Coqueiro, são terras do falecido Pedro Olivério, onde fica a cascata.
O coqueirense Eduardo Salami esteve no local com a família e amigos e conta que são aproximadamente 800 metros de caminhada, devendo levar uns 20 minutos por ser bastante morro a descida, sendo que pelo rio há bastante pedras enormes. Ele conta que recentemente foram feitas placas indicando o caminho.
Rodrigo Schena também visitou o local com amigos e conta que tiveram dificuldade para encontrar o local pela falta de sinalização e de acesso, pois na parte mais íngreme da trilha, havia apenas uma corda velha para auxiliar.
No dia seguinte, Maurício Dutra, acompanhado da família, namorada e amigos, foram conhecer o local.
- É um local incrível. A paisagem é linda, com muito verde, rochas e água cristalina - conta.
No feriado de ano novo, oito amigos de Linha Pinheiros partiram para o local. Moisés Comper e Fabíola Delazeri estavam neste grupo e contam que o lugar é pouco explorado, o que o torna mais curioso.
- É para pessoas aventureiras e dispostas ao esforço físico. Chegando na beira da estrada, vê-se uma placa pequena indicando a Cascata do Canudo. Possui uma trilha em mata fechada que só é possível entrar se alguém tem conhecimento da localização. Tem muitas pedras e barrancos para passar – compartilha Fabíola.
Marcos Oliverio é o proprietário das terras próximas à cascata. Ele alerta que o acesso é difícil, tendo apenas uma escada de madeira para auxiliar.

]]>
Saúde coqueirense é exemplo no país Fri, 06 Mar 2020 08:42:26 -0300 https://www.coqueirobaixo.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1153/?saude-coqueirense-e-exemplo-no-pais.html https://www.coqueirobaixo.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1153/?saude-coqueirense-e-exemplo-no-pais.html Do dia quatro a seis de dezembro de 2019, ocorreu em Brasília/DF, a 16º EXPOEPI - Mostra Nacional de Experiências Bem-Sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças, sendo a mais importante do país.
No dia cinco, esteve presente a agente de Combate às Endemias do município de Coqueiro Baixo, Adriana Pezzini, com o projeto: Aedes Aegypti: Conscientização e Prevenção da Comunidade. Seu projeto foi escolhido pela FIOCRUZ e pelo COSEMS/RS para representar o estado do Rio Grande do Sul em sua área, bem como, o município de Coqueiro Baixo.
Acompanhada da secretária municipal de Saúde de Coqueiro Baixo, Sandra Elisa Viecellin Caumo, Adriana tratou a respeito da importância que a prevenção possui no combate de doenças como a dengue, demonstrou as ações que são realizadas em seu município, falou a respeito dos males que um simples mosquito (Aedes Aegypti) pode trazer para a população, mosquito este que se torna a arbovirose mais importante que afeta o ser humano, bem como pôde mostrar que a mobilização de toda a comunidade se torna essencial para o sucesso das ações desenvolvidas, se tornando algo extremamente importante.
Adriana conta que ao apresentar os resultados de seu projeto, o público que a assistia ficou impressionado, pois o município de Coqueiro Baixo é um dos poucos municípios de país que não possui focos do mosquito Aedes Aegypti, enquanto que muitos outros já estão em situação de alerta.
A agente relatou também que o incentivo dado por toda a equipe, assim como o seu apoio, faz toda a diferença no desenvolvimento de projetos como este.
]]>
CRAS de Coqueiro Baixo promove bailinho de Carnaval Infantil Wed, 29 Jan 2020 08:37:18 -0300 https://www.coqueirobaixo.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1150/?cras-de-coqueiro-baixo-promove-bailinho-de-carnaval-infantil.html https://www.coqueirobaixo.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1150/?cras-de-coqueiro-baixo-promove-bailinho-de-carnaval-infantil.html IV bailinho de carnaval infantil, acontece em 15 de fevereiro com início as 13:30hs , no CRAS de Coqueiro Baixo.

Venham participar de mais um Bailinho de Carnaval Infantil, promovido pelo CRAS de Coqueiro Baixo. Será uma tarde muito divertida e animada, contamos com a presença de todos vocês!

Vista sua fantasia e venha se divertir conosco.

]]>
Coqueiro Baixo comemora a inclusão digital Wed, 29 Jan 2020 08:45:13 -0300 https://www.coqueirobaixo.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1151/?coqueiro-baixo-comemora-a-inclusao-digital.html https://www.coqueirobaixo.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1151/?coqueiro-baixo-comemora-a-inclusao-digital.html

A democratização da informática possibilita às pessoas o acesso à novas tecnologias de informação, independente de onde morem, de que idade possuem, de seu grau de escolaridade e de seu nível social.
Iniciativas como essas, de oferecer o espaço público para qualificar o acesso à informação, aumentam a autoestima das pessoas, diminuem as desigualdades sociais, e oferecem às famílias novas possibilidades, novas formas de contato e de relacionamento, através das redes sociais, aumentando sua capacidade de diálogo, e eliminando barreiras entre as gerações. A Administração Municipal de Coqueiro Baixo parabenizou os formandos, pela coragem, pela disposição em aprender, em abrir suas mentes e buscar conhecimento. “Que este conhecimento se torne uma ferramenta do bem, de aproximação, de busca pela verdade”, comentou o prefeito Jocimar Valer. No final do ano de 2019 ocorreu a formatura da primeira turma do curso de inclusão digital, ofertado pelas Secretarias Municipais de Assistência Social e da Educação.

]]>
Felipe Dalpian assume presidência da Câmara em Coqueiro Baixo Wed, 29 Jan 2020 08:50:39 -0300 https://www.coqueirobaixo.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1152/?felipe-dalpian-assume-presidencia-da-camara-em-coqueiro-baixo.html https://www.coqueirobaixo.rs.gov.br/noticia/visualizar/id/1152/?felipe-dalpian-assume-presidencia-da-camara-em-coqueiro-baixo.html O jovem Felipe Dalpian, vereador que ao longo de mais de dois anos ficou a frente da Secretaria Municipal de Agricultura, reassumiu a cadeira no Poder Legislativo de Coqueiro Baixo em 2019 e agora em 2020 será o Presidente da Câmara Municipal. Dalpian já é o retrato de um novo modelo de produtores rurais. Com formação superior, ele é um dos exemplos reais do incentivo do setor público para que os jovens permaneçam no agronegócio e também participem da política. Na oportunidade em que recebeu do prefeito Jocimar Valer para estar na Secretaria de Agricultura, uma das mais importantes no município essencialmente agrícola, Felipe deu conta do recado e conseguiu promover o melhorando do setor e a conquista de investimentos. Agora, foca o trabalho no Legislativo, onde foi eleito pela comunidade para atuar e como Presidente da Casa, quer tornar o trabalho dos vereadores mais visível aos olhos da comunidade como forma de dar transparência e valorizar a função legislativa. Dalpian tem 27 anos e é um dos mais jovens vereadores do Vale do Taquari.]]>