O coqueirense Osmar da Silva, deficiente visual, vem animando os grupos de trabalho do CRAS desde o ano passado, tocando gaita e cantando, voluntariamente.

           O coqueirense Osmar da Silva, deficiente visual, vem animando os grupos de trabalho do CRAS desde o ano passado, tocando gaita e cantando, voluntariamente. Ele aprendeu a tocar gaita há cerca de cinco anos, na oficina de gaita oferecida pelo CRAS e ministrada pelo professor Maurício Delazeri.

            Osmar conta que sempre gostou de gaita. Quando criança, fazia suas gaitinahs de papelão. Já adulto, comprou uma gaita pequena, simples. Como viram seu gosto pelo instrumento, seus irmão deram de presente uma gaita maior, com a qual Osmar deus seus primeiros acorde. Mais tarde, ele trocou por uma gaita melhor. Mas “gastou” esta também de tanto tocar e, recentemente, ganhou uma gaita nova de seus irmãos.

            Por ser deficiente visual, o aprendizado é mais difícil.

            - Às vezes vinha com dor de cabeça da aula – conta Osmar, que agora, além da oficina do CRAS, tem aulas particulares, em casa, com Maurício.

            Mas a persistência deu resultado. No ano passado, foi convidado pela então secretária da Assistência Social, Rosméri T.C. Denicol, a participar dos encontros do CRAS, ajudando a animar os grupos com sua música.

            O CRAS enaltece a determinação de Osmar: “Ele faz um lindo trabalho voluntário junto à nossa instituição, juntamente com sua inseparável gaita, acompanha os grupos de idosos, levando música, alegria, motivação e esperança para eles. Parabéns por mostrar a todos nós que a vida é bela e deve ser vivida intensamente”.

Osmar também agradece ao CRAS pela oportunidade, bem como pela atenção, pois sempre tem um carro pronto para buscá-lo e leva-lo aos encontros e oficinas.

- Estou muito feliz. Se melhorar, estraga – afirma Osmar.

Data de publicação: 29/06/2018

Compartilhe!