Desde o mês de março, durante as atividades da Oficina de Ciência, os alunos do 6º ao 9º ano vêm desenvolvendo projetos de pesquisa orientados pela professora Caroline Vian.

Desde o mês de março, durante as atividades da Oficina de Ciência, os alunos do 6º ao 9º ano vêm desenvolvendo projetos de pesquisa orientados pela professora Caroline Vian. Dentre os 16 trabalhos que estão em desenvolvimento, é possível destacar o projeto “Análise de ácidos e bases: comparativo entre o método de fita e o método do repolho roxo”.

Conforme a professora Caroline, as atividades práticas são desenvolvidas com toda a turma de alunos e não somente com o grupo responsável pelo projeto pois, desta forma, todos aprendem. No dia 15/06, a turma do 9º ano, realizou a atividade prática sobre ácidos-bases, que tem os seguintes alunos responsáveis: Luiza U. Bassegio, Elivelton L. Naissinger e Natan E. Maffi.

A aluna Luiza destaca: “Adorei a aula de Ciência de hoje porque de forma prática, através de experimentos, a gente pôde verificar o que são ácidos e bases. Foi uma explosão de cores a cada experiência. Mas por trás das cores descobrimos as reações químicas que provocam cada coloração. Investigamos as propriedades ácidas e básicas de várias coisas que temos em casa, como vinagre, abacaxi, bicarbonato de sódio, água sanitária, entre outros, utilizando como indicador ácido-base o suco de repolho roxo. Foi simplesmente incrível, parecia mágica. Podemos juntos perceber o quão a ciência é incrível!”

Os projetos têm como objetivo incentivar a pesquisa e o desenvolvimento da Ciência. Após todos os projetos serem concluídos, estes serão inscritos na Feira de Ciências da Univates.

Data de publicação: 28/06/2018

Compartilhe!