A comunidade de Arroio Bonito, que fica a cerca de oito quilômetros do centro do município de Coqueiro Baixo, realizou, no dia 18 de fevereiro, sua tradicional desta de Nossa Senhora de Lourdes. Na comunidade stá a gruta de Nossa senhora de Lurdes, a cerca de dois quilômetros da Capela e Salão Comunitário.

A gruta foi descoberta há mais de 60 anos por moradores da comunidade e fica numa área de terras de propriedade do Sr. Ervino Consatti. Atualmente, o acesso à gruta é mantido pela Prefeitura Municipal, que todos os anos mantém a estrada até o local, onde é realizada a celebração da Missa em honra à santa, todos os anos, no mês de janeiro.

Antigamente, o acesso à gruta foi feita à foice e facão pelos moradores, o que permitia que somente a pé fosse possível chegar até o local. Mais tarde foi aberta a estrada. Atualmente a estrada está em boas condições, mas devido ao terreno ser bastante montanhoso, apenas veículos tracionados conseguem percorrer o caminho.

Mas o difícil acesso não inibe que dezenas de fiéis façam o caminho até a gruta para participar da missa. Este ano, mais de 100 pessoas estiveram no local participando da celebração.

Antigamente, a comunidade de Arroio Bonito fazia as festas de Nossa Senhora de Lurdes na gruta, quando as famílias Consatti, Bertol, Pedó, Martini, Meneghini, Bettio, Azzolini se empenhavam e levavam tudo até a gruta, como bancos, louças, enfim, tudo o que fosse preciso para fazer o almoço, além do altar para o celebrar a missa. De alguns anos para cá, somente a missa é celebrada na gruta devido ao difícil acesso e o número reduzido de pessoas da comunidade. O almoço passou a ser servido no salão.

Após a missa, os fiéis participaram do almoço festivo, no salão da comunidade, que contou com jogos, rifa e música.

Fonte: Arquivo Prefeitura Municipal/Rosméri T.C.Denicol

Data de publicação: 28/02/2018